Remédios caseiros para conjuntivite


.
Um ótimo remédio caseiro para tratar a conjuntivite e facilitar a cura é o chá de Pariri, pois contém propriedades que ajudam a aliviar a vermelhidão, aliviando a dor, a coceira e a dor no olho e facilitando o processo de cura.
No entanto, o tratamento em casa também pode ser feito apenas com compressas molhadas em água fria ou em suco de cenoura, pois possuem ação semelhante ao chá de pariri.
Estes tratamentos caseiros não devem substituir o uso de remédios, quando receitados pelo oftalmologista. Assim, no caso de ainda não se ter consultado um médico, é importante ir em uma consulta se o problema não melhorar depois de 2 dias.

1. Remédio caseiro com pariri
Esta planta medicinal possui forte propriedade anti-inflamatória que ajuda a aliviar a inflamação, a vermelhidão e a secreção dos olhos.
Ingredientes
  • 1 colher (de chá) de folhas picadas de pariri;
  • 250 ml de água.
Modo de preparo
Colocar os ingredientes numa panela e deixar cozinhar por cerca de 10 minutos. Após a água começar a ferver, retirar do fogo e deixar repousar por 10 minutos. Depois deve-se coar a mistura e mergulhar uma gaze limpa. Finalmente, é apenas necessário aplicar a compressa sobre o olho fechado, até 3 vezes por dia.

2. Remédio caseiro com água fria

Este remédio com água fria serve para qualquer tipo de conjuntivite, pois a água fria diminui o inchaço e ajuda a lubrificar os olhos, diminuindo os sintomas da conjuntivite.
Ingredientes
  • Gaze ou algodão;
  • 250 ml de água fria.
Modo de uso
Molhar um pedaço de algodão ou um gaze limpa em água fria e aplicar no olho fechado, deixando atuar por alguns minutos até sentir melhora nos sintomas. Quando deixar de estar frio, trocar e colocar outra compressa fria.

3. Remédio caseiro com cenoura

Um bom remédio caseiro para conjuntivite é a compressa de cenoura, pois a cenoura atua como um anti-inflamatório natural, ajudando a controlar os sintomas da doença.
Ingredientes
  • 1 cenoura;
  • Algodão ou gaze.
Modo de preparo
Passar a cenoura pela centrífuga e utilizar o suco para fazer compressas molhadas com algodão ou gaze. Para usar, deve-se colocar a compressa sobre o olho fechado durante 15 minutos. Para melhorar o efeito, é recomendado renovar a compressa a cada 5 minutos. Isto pode ser feito 2 vezes por dia, sempre após a lavagem dos olhos com água ou soro fisiológico.