8 Melhores passos para atrair potenciais cliente no facebook

.

Usar a internet para fazer negócios já se tornou uma realidade faz tempo, porém só algumas empresas estão tirando proveito e obtendo grandes resultados com estratégias e planejamentos.
Quando falamos de negócios online, não podemos deixar de lado a grande rede social Facebook. Hoje o Brasil é o segundo país que mais tem usuários ativos no Facebook, mas saber atrair as pessoas certas para o interesse em seu produto requer dedicação, paciência e muito planejamento.

---------------------------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------------------------
Vou mostrar pra você alguns passos que irá beneficiará a sua empresa a começar com o pé direito.

1. Crie um Perfil Pessoal no Facebook

Antes de pensar em algumas estratégias no Facebook, primeiramente você precisa ter uma conta pessoal no nessa rede social. Basta acessar www.facebook.com.br e fazer seu cadastro.
Após criar a sua conta pessoal, você deve configurar colocando sua foto de perfil e uma imagem bem chamativa na capa de sua timeline. Dependendo da sua estratégia deixe seu perfil completo e bem profissional.

2. Adicione Amigos Qualificados

Esta etapa é uma etapa muito importante que você deve tomar muito cuidado.
Normalmente quando um pequeno empresário começa a utilizar o Facebook para estratégias de vendas ou atrair clientes, muitos acabam adicionando qualquer tipo de pessoa, e até mesmo aquelas pessoas que nem se quer irá ter interesse em seu produto.
Analise qual é o seu objetivo e qual público alvo que você quer atingir e atrair em seu círculo de amigos.
Isso é um processo demorado porque você deve analisar cada perfil para depois adicionar em seus amigos. Vale muito a pena e traz ótimos resultados.
Ter 80% de seus amigos qualificados que se interessam em seu perfil e no seu produto vale muito mais do que ter apenas 30% (ou até menos).

3. Publique Conteúdos

Não basta apenas estar no Facebook, você precisa publicar conteúdos relevantes e que te identifique. Coloque conteúdos agradáveis, atrativas e que possa ajudar outras pessoas no seu dia a dia.
Lembre-se, conteúdo relevante e que agregue valor as pessoas faz uma grande diferença no marketing pessoal.
Neste processo não fique falando sobre seu produto ou sua empresa.

4. Converse com seus amigos

A mídia Social como o Facebook, tem um principal propósito que é relacionamento e nada melhor que ter um bom relacionamento através de uma boa conversa.
Converse com seus amigos e tenha um contato direto e personalizado com cada um deles, assim você poderá ter muito mais confiança com eles e fortalecer seu network.

---------------------------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------------------------

5. Crie uma Fanpage

Após seguir os passos anteriores (ter atraído seus contatos e manter um relacionamento) é a hora de criar um espaço para seu produto e empresa criando uma Fanpage. Para quem não sabe, fanpage (página de curtir) foi desenvolvida exclusivamente para empresas, então não use o perfil no facebook para divulgar a sua empresa. Use uma fanpage.
Existem diversos benefícios quando se usa fanpage para promover uma empresa. Entre eles estão o número ilimitado de fãs, painel de relatório de número de pessoas que estão visualizando, qual público está sendo visualizando e diversos outros.
Diferente da fanpage, o perfil no facebook tem suas limitações como número de amigos adicionado (pode apenas até 5mil pessoas) e não tem um relatório de métricas e análise.
Após criar, basta colocar as informações de sua empresa (telefone, uma breve descrição, o site da sua empresa e localização). Depois colocar as informações, coloque a foto personalizada do perfil e uma foto de capa na página da empresa.

6. Convide seus amigos a curtirem

Depois de passado pela criação e personalização da fanpage da sua empresa, agora é a hora de convidar seus amigos para curtirem e se tornarem fãs de sua página.
Claro que nenhum marketing sobrevive sem pessoas, e nesta etapa que você deve convidar seus amigos do seu perfil pessoal para serem fãs de sua marca.
Você pode convidar também pessoas para curtirem a pagina através do e-mail. Mas não envie spam e não incomode pessoas que não estão a fim de curtir sua página. Vejo muitas pessoas que todos os dias mandam um link no bate papo pedindo para curtir a página e não se cansam até que você curta.

7. Dê dicas

Após ter criado sua fanpage e convidado todos os seus amigos, é a hora de alimentar a página de sua empresa com dicas e conteúdos relacionados ao produto que você oferece.
Lembrando que quanto mais complexo o seu produto, mais valor percebido e informação você deve oferecer as pessoas antes de fazer alguma oferta.
Se você vende produtos de maquiagem, dê dicas de como se maquiar, quais tendências de cores e etc.
Se você vende produtos de estética, mostre como manter a beleza, ter uma pele saudável e etc.

8. Converta em Vendas

Esse é o processo mais delicado porque tudo vai depender do valor percebido e conteúdo que você está oferecendo antes do processo da venda.
Mas aqui vai uma dica: quando uma pessoa conhece muito bem o seu produto, pegou confiança e você a estimulou com o seu produto mostrando que pode solucionar os seus problemas, provavelmente ela irá fazer negócios com você.
Mas a grande sacada é você ajudar o máximo de pessoas com conteúdos relacionados aos seus produtos. Faça isso que suas vendas irão melhorar.